Karol Costa
Mensagens de Luz
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
24/03/2025 05h16
Reflexão 13/52 - Equilíbrio

Reflexão 13/52 - Equilíbrio

Quantas vezes você parou para pensar qual é seria o significar de estar em equilíbrio? Ou melhor, de que forma você seria capaz de alcança-lo.

Para que seja possível alcançar o equilíbrio é necessário que você faça a tríade esteja em harmonia (espírito, corpo e mente) e se alguém tentar vender a ideia da receita perfeita repense se realmente faz sentido.

Uma coisa que deve ter em mente é que tudo que vem fácil, vai da mesma forma, pois se analisar friamente é bem provável que custe algo muito caro a você. Pense: Estou disposto a “pagar o preço” a qualquer custo? O que será que isso vai me custar? Minha paz? Minha saúde? Minha sanidade? Minha liberdade? Minha família? Minha vida?

Quantas vezes você buscou incansavelmente pelo equilíbrio?

Será mesmo que buscou no lugar certo ou simplesmente quis que alguém te desse essa sensação? 

Pois bem, para encontrar o equilíbrio trata-se de uma viagem incrivelmente interna, isso  mesmo, nada de fugir por meio de uso de coisas que poderiam entorpecer seus sentidos e sucumbir aos prazeres temporários. Essas coisas, nada mais são do que distrações que fazem com que se afaste daquilo que merece.

De que forma você alimenta o seu espírito? Você o fortalece ou o enfraquece? Está rodeado de pessoas que possuem bons hábitos? Poderia me questionar, mas o que o outro interfere na minha vida? Então, vai chegar um ponto em que você estará fazendo o mesmo que eles, ainda mais quando a vontade de pertencer um lugar a qualquer custo fala mais alto do que você realmente acredita e quer para si.

Isso não quer dizer que é uma regra, mas ao levar em conta os estudiosos da área comportamental no qual diz: você é resultado da convivência das pessoas mais próximas. Dito isso, atente-se com quem compartilha a sua vida.

Quantas vezes você acreditou que continuar caminhando da mesma forma poderia te trazer resultados diferentes não é mesmo, mas na verdade continua levando ao meu lugar consequentemente o ciclo sempre se repete. Então, quando você começa a enxergar que a busca do equilíbrio é olhar para si, rever de verdade tudo aquilo que você aceita mesmo sabendo que te faz mal. 

A partir do momento em que você realmente enxerga que deve tirar de sua vida tudo aquilo que te causa dor física, mental, as coisas vão fluir de uma forma totalmente diferente e com certa leveza.

Nada que tire sua paz vale a pena, bem como aquilo que causa insegurança e te faz ficar doente. A vida é curta demais para se sujeitar as coisas e as pessoas que querem apenas o que melhor se pode oferecer, mas nada a retribuir.

 

Publicado por Karol Costa
em 24/03/2025 às 05h16
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
17/03/2025 05h59
REFLEXÃO 12/52 - LIBERTE-SE!

Liberte-se!



 



Pois é, para caminhar de forma leve e com a mente mais limpa é necessário se libertar de tudo aquilo que de alguma forma faz com que se sinta inferior e cause algum bloqueio aponto de que freiar o seu verdadeiro potencial. Em outras palavras, você deve deixar o seu passado no passado, como disse certa vez o timão no filme Rei Leão: " você deve deixar o passado para trás", ou seja, é algo que não pode ser alterado e não precisa ser revivido a todo momento, afinal já foi.



Nós, seres humanos tem o hábito de se martirizar por algo que gostaria de ter feito de forma diferente, mas na verdade você fez isso ou aquilo naquele momento por acreditar que fazia sentido, mesmo sabendo em seu íntimo que poderia dar ruim depois, mas preferiu "pagar pra ver" e o preço pode ter sido alto demais.



A partir do momento, em que você começa a perceber as reações em seu corpo e reconhecer o seu sexto sentido, com certeza será capaz de alterar muitas coisas em sua vida sem precisar abrir a boca pra querer provar nada a ninguém e sem peso na consciência.



Simplesmente se coloque em primeiro lugar, isso mesmo. Não ligue para que os outros vão dizer ou pensar sobre você, afinal ninguém nessa terra saber o que realmente você enfrenta a cada manhã e muito menos tudo aquilo que você precisa abrir mão para chegar onde deseja.



O que deixa você doente é querer provar aos outros o seu valor enquanto eles não fazem questão de enxergar, porque na verdade é mais fácil julgar, apontar o dedo e querer tomar conta da vida do outro e do que cuidar de si mesmo.



Nesse exato momento é importante você reconhecer o que deseja para si, onde quer chegar, o que está disposto a fazer para alcançar o que deseja e estabelecer metas, ter por perto aliados que possam se auxiliar no processo e se afastar de quem só sabe abrir a boca para falar o que não deve. Quando você entende que reclamar, é clamar duas vezes aquilo que não se quer, você resolve focar nas coisas boas e pensar fora do padrão, consequentemente você começa a movimentar as energias em sua volta.



Foque no que há de melhor em sua essência, queira ter por perto quem te ajuda a evoluir e te faz se sentir bem.



Aquilo que não serve deve ser descartado e deixado em último plano, seja sua prioridade e sua melhor companhia e que o vento te traga tudo que merece e for bom como da mesma forma leve para longe tudo que te afasta do que vale a pena.


Publicado por Karol Costa
em 17/03/2025 às 05h59
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
10/03/2025 06h40
Reflexão 11/52 - Uma andorinha não faz verão

Reflexão 11/52 - Uma Andorinha não faz verão

 

 

Partindo do princípio nas palavras de Aristóteles: "Mas é preciso acrescentar "em uma vida inteira", pois uma andorinha não faz verão, nem um dia tampouco; e da mesma forma um só dia, ou um curto espaço de tempo, não faz um homem feliz e venturoso." Diante das sábias palavras de Aristóteles, todos em algum momento em sua jornada chamada vida necessitam estar acompanhados, pois a troca de experiências se torna preciosa o suficiente para tornar evidente tudo aquilo que pode ser evitado ou aprimorado.

O importante de qualquer modo é o caminho a ser percorrido, pois é nele que se é forjado o caráter, bem como o alicerce é construído e principalmente com quem se compartilha todos os momentos se tornam inesquecíveis. Alguns podem acreditar que caminhar apenas com sua solitude é mais proveitoso do que estar entre outras pessoas, entretanto, quando se caminha ao lado de alguém o caminho se torna mais proveitoso e aprende de certa forma vislumbrar possibilidades que talvez sozinho não fosse possível, sendo assim a capacidade de olhar tudo com uma perspectiva "fora da caixa" propicia a capacidade de ressignificar cada acontecimento além do mais é capaz de fazer você se afastar daquilo que não faz mais sentido ao que almeja.

Dito isso, escolhas boas ou não ocorrem para evidenciar algo que precisa ser revisitado e ressignificado de alguma maneira, ou seja, tirar aquele peso das costas que tem sido uma trave em sua vida. Vale ressaltar que a partir do momento que tira esse peso, ninguém será capaz de usar o seu passado contra você, ainda que  alguém por mero desdém venha ao seu encontro para satirizar o seu passado, você ter a maturidade de dizer o seguinte: quem eu fui não existe mais,  se você se prende a ele é uma escolha sua e não mais minha. Se deseja saber quem estou me tornando esteja presente no meu dia a dia e não tente em hipótese alguma tripudiar daquilo que vivi, já que nunca cauçou meu sapato nem dormiu em minha cama para realmente saber o que aconteceu.

Para alguns sua mudança de postura será considerado uma afronta e até mesmo uma "desculpa esfarrapada" para quem sabe incobrir algo, mas na verdade é uma nova página em sua vida que será escrita da maneira que acredita que tenha que ser e não mais como os outros gostariam que você o fizesse.

Para conquistar aquilo que se quer é necessário sim, compartilhar experiências, estar rodeado de pessoas que estão no patamar que desejar alcançar para que sejam fonte de inspiração a você. Quem se limita, deixa de sonhar e de acreditar em si mesmo, simplesmente por "comprar" a ideia de que não adianta "sair da caixa", por haver pessoas que vão apontar o dedo e querer te diminuir.

Lembre-se de uma coisa: aquele que se destaque recebe mais críticas e até mesmo é colocado a prova mais vezes do que aquele que se conforma no pouco. Então, se você acredita que pode e consegue mudar a sua realidade, não se prenda ao falatório e muito menos aos falsos conselhos disfarçados, pois na verdade querem te manter sob controle apenas.

A vida é um sopro e você precisa vive-la de uma forma simples, plena e intensa tendo consciência daquilo que te agrega e daquilo que te estagna, a partir desse momento você vai enxergar que você pode ser a fonte do problema como também a fonte da solução.

Então, NÃO pare por nada nem por ninguém até conquistar e se tornar quem sempre sonhou em ser.

Afinal, ninguém vai estar na sua pele e nem morrer no seu lugar quando chegar a hora.

Aproveite a paisagem, experimente coisas, conheça pessoas, mude hábitos, sorria mais, aproprie-se das coisas leves.

 

 

Publicado por Karol Costa
em 10/03/2025 às 06h40
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
03/03/2025 05h02
Reflexão 10/52 - A visita

 A Visita

Muitas vezes se espera a presença de pessoas que considera, principalmente no momento mais complexo em que a vida possa ter te colocado. Será que a visita tão desejada vai chegar? Ou será mera projeção daquilo que se acredita?

Quando se importa com alguém tem se a esperança que haja reciprocidade entre as partes, mas nem tudo é e acontece da forma que se gostaria.

Pense positivo e reflita que as pessoas que devem estar ao seu lado permaneceram e permanecerão ali, mesmo nos momentos em que menos precisar, já que os ciclos da vida são feitos de chegadas e partidas, vale lembrar que nem tudo que se gostaria vai sair da maneira que se espera. O que se deve fazer é nutrir bons sentimentos, bons pensamentos e crer que tudo é uma fase e elas passam.

A aproximação das pessoas que vão agregar algo a sua vida acontece sem que haja um esforço exagerado, sem que seja algo imposto ou até mesmo cobrado, as coisas só fluem como a água de um rio que seguem o seu caminho mesmo que haja pedras ou qualquer outra coisa que queira te fazer desviar do seu caminho. 

Por isso, muitas vezes é necessário recalcular as rotas, isso não significa que você tenha que desistir daquilo que tanto almeja, pelo contrário, serve simplesmente para te mostrar outras vertentes que podem ser utilizadas e exploradas para abrir os seus olhos para o que realmente é valioso.

Lembre-se: Seja presente com quem gosta e valoriza a sua pessoa. Agora, quem apenas quer a sua utilidade permita que o vento se encarregue para levar para bem longe. Como diz o ditado: "Deus nos livre da bondade de gente ruim e da maldade das pessoas boas". 

 

 

 

Publicado por Karol Costa
em 03/03/2025 às 05h02
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
24/02/2025 06h49
Reflexão 09/52 - Se perdoe

Se perdoe

 

 

Isso mesmo, se perdoe! Por não ter conseguido resolver as coisas que até chegou a acreditar que tudo dependia unicamente de si mesmo, mas nem tudo é sua responsabilidade.

 

 

Se perdoe, por ter deixado se enganar pelas falsas promessas de amores rasos e até mesmo as falsas amizades que diziam se importar, mas na verdade apenas desejavam aquilo que poderiam arrancar de você sendo sua paz, sua sanidade e até mesmo o material.

 

 

Se perdoe, por um dia querer ter ao lado quem nunca fez questão de você, isso mesmo, não te colocou de fato no dia a dia, apenas te tratando como um passatempo, sem te considerar como alguém importante, alguém que merecia sim ser prioridade. Em outras palavras, quem não faz questão de sua presença, nunca sentirá a sua ausência.

 

 

Se perdoe, por ter permitido que os outros pudessem ditar as regras de sua vida. É muito fácil exigirem uma perfeição do outro e esquecer que é um ser imperfeito, diga-se de passagem que ninguém encarnado nesta terra é perfeito e como se diz os seres humanos são perfeitamente imperfeitos para que possam evoluir em todas as áreas de sua vida. Entretanto, cabe a cada individuo decidir qual caminho que deseja seguir, pois cada um decide qual essência que alimenta a cada momento.

 

 

Se perdoe, por ter acreditado que o seu valor era menor apenas para ter a falsa impressão de pertencer a algum lugar que na verdade nunca foi seu, pois onde você precisa se conter por não entenderem o seu jeito de ser e seus valores e tenham a ideia que você precise sucumbir a aquilo que não acredita é um sinal gritante a você, saia imediatamente dali, já que a tendência é você não mais se reconhecer por "comprar a ideia" do outro em que deveria ser. Todos são seres únicos e suas individualidades devem ser respeitadas, ninguém pode impor a sua verdade ao outro impedindo-o de expor aquilo que acredita. Deixando claro aqui, o opinião é igual nariz e nenhum é igual e tá tudo bem, desde que cada um fique no seu quadrado.

 

 

Se perdoe, por se apaixonar por quem só te quis ao lado enquanto você se anulava e tinha certa utilidade, isso mesmo muitos buscam alguém por sua "funcionalidade" pode parecer rude, todavia quem te enxerga de verdade não vai largar a sua mão quando estiver passando por uma dificuldade de saúde, financeira, pelo contrário, fará o que estiver ao seu alcance para trazer leveza aos seus dias e não simplesmente nesse momento de fragilidade tentar proveito ao máximo antes de te abandonar "no chão".

 

 

Se perdoe, por "comprar" a ideia de deixar de acreditar em suas convicções e em si mesmo, simplesmente pela falsa sensação de aceitação, pois é muitas vezes se acredita que para estar em determinado "grupo" é necessário abrir mão de algumas coisas para poder se "encaixar", mas será mesmo que isso é necessário ou seria o lugar errado que está a procurar. Com o tempo se percebe que não adianta querer se encaixar em lugares onde tudo te incomoda, simplesmente para estar rodeio de pessoas que dizem ser seus parceiros, entretanto, no primeiro Não dito, você será considerado um vilão, um ingrato e será nesse exato momento que as máscaras caídas no chão estarão.

 

 

Valioso lembrar uma frase comumente dita por pessoas sábias: O perdão não é esquecer. O perdão é simplesmente tirar de dentro de si mesmo a ligação daquilo que não te pertence, mas que te aprisiona a todo momento. Afinal, quem não perdoa alimenta em si aquela energia ruim que sempre desejou deixar partir, todavia o orgulho não lhe permitia simplesmente soltar. 

 

 

Certa vez uma portuguesa questionada sobre a questão do perdão, ela disse: "não espero que me peçam perdão, pois que não pediu no momento que se devia, nunca vão pedir". Aí você pode pensar no seguinte, quem te machuca muitas vezes faz aquilo de forma consciente e proposital, ou seja, sabe que aquilo pode causar cicatrizes e nem liga.

 

 

"Quem faz a ação muitas vezes esquece, mas quem sofre na carne, a cicatriz te impede de esquecer". 

 

 

Conceda o perdão, não porque o outro merece, mas sim pela sua paz e isso não quer dizer que deva receber de volta quem um dia te feriu, pelo contrário, simplesmente é saber que aquela pessoa nunca mais deve conviver contigo.

 

 

Quem te feriu uma vez, na próxima com certeza vai querer te aniquilar, ou seja, não conceda o inimigo a oportunidade de fazê-lo.

 

 

Publicado por Karol Costa
em 24/02/2025 às 06h49
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Página 4 de 70
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 »