Karol Costa
Mensagens de Luz
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Meu Diário
19/01/2025 11h09
Reflexão 04/52 - Sonhador

Sonhador

"Aquele que sonha e acredita, faz da vida uma história mais bonita!" Aj Musskoff

Alguns acreditam que sonhar é perder tempo e energia, mas aquele que deixa de sonhar não se permite mais acreditar em algo que possa vir ao seu encontro e encher o seu coração de coisas boas. É como dizer a si mesmo e a quem te rodeia que não espera mais nada da vida a não ser que os dias passem e que sua "senha seja chamada" para a morada eterna.

Se parar para analisar quem são as pessoas mais sonhadoras? A princípio pode imaginar que só as crianças possuem tal capacidade, mas na verdade todo aquele que pensa "fora da caixa" é capaz de ser um co-criador, ou seja, um sonhador. Afinal, pessoas sonhadoras pensam num cenário diferente daquele que estão acostumados e  sem as mazelas sofridas até então.

O mundo moderno quer sufocar aquele que pensa fora da curva, ainda mais por não aceitar mais apenas viver dentro de uma rotina em busca de algo que cabe no bolso, tem um ditado que diz o seguinte: "faça o dinheiro trabalhar para você e você seja escravo dele". Mas o que isso significa? Significa que além de ter você deve aproveitar as oportunidades que lhe é concedida a cada manhã, ou seja, compartilhar momentos inesquecíveis com quem se ama, agradecer por ter uma casa onde morar, uma cama para dormir, comida para comer, condições de se manter.

Pode se questionar: Mas o que isso tem a ver com ser sonhador? Tem suas convergências de forma empírica, porque quem é sonhador também reconhece suas necessidades e as supre da melhor maneira que está ao seu alcance. 

O que dizer daqueles que se dedicam à cultura? São sonhadores que em sua essência tem a missão de levar aos demais uma estória baseada no cotidiano de uma forma leve e transparecendo uma lição por meio de uma "colorida ou floreada". Antigamente, os filósofos eram considerados como loucos por pensarem além do tempo e viverem fora da realidade imposta. Podem perceber que suas obras foram reconhecidas centenas e até milhares de anos após a sua morte, pois as pessoas evoluem e surgem mais pensadores que convergem suas ideias com aqueles que um dia viveram. 

Sonhadores sempre existirão podem ser rotulados como resistência ao sistema que impõe a todos uma métrica inquestionável.

O importante é ser a mudança que se espera do mundo e mudando a realidade a cada dia, mesmo que seja apenas com uma ação ainda que possa ser considerada pequena. Karol Costa

 

 

Publicado por Karol Costa
em 19/01/2025 às 11h09
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
13/01/2025 11h04
Reflexão 03/52 - Até onde ir

Até onde ir

 

Quantas vezes você deve ter pensado se o caminho que está seguindo é o correto não é mesmo, o engraçado ou o fato mais intrigante é que você recebe sinais em todos os momentos e por vezes "finge" não vê-los por acreditar que não faz sentido. Entretanto, continua rogando aos céus por respostas então abra bem os olhos e feche a boca, isso mesmo, na maioria das vezes você acaba falando demais do que devia por imaginar que todos que estão ao seu lado vão te apoiar, não é bem assim, afinal, nem todos ao seu lado são a favor daquilo que almeja, simplesmente pelo fato de acreditar que você pode estar bem, não melhor que ele ou querer ser você, todavia não querem caminhar e passar pelo mesmo processo que te fez chegar até aqui.

A partir do momento que começa a enxergar o que vale a pena e o que não merece a sua atenção, como não adianta "querer tirar satisfação" com pessoas que não se importam com o resultado de suas ações na vida dos demais, você começa a usufruir de uma paz que não tem preço.

A pergunta: Até onde ir? Poucas palavras que necessitam de uma resposta bem formulada, afinal ninguém pensa com frequência nessa situação. Com o passar do tempo é ensinado a agir mecanicamente, ou seja, apenas executar as atividades de forma repetitiva sem haver uso racional das ações a serem desempenhadas. Resultado dessa atitude é que as pessoas se tornam "robôs" sem exercer a capacidade proveniente de sua dedicação por anos em uma instituição educacional, ou seja, seu conhecimento adquirido.

Aí vem o X da questão, como se tornar um ser pensante novamente? Como diz em Provérbios 3:13-26 "Bem aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento." em consonância com Albert Einstein "A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original" em ambas as afirmações é possível perceber que o ser humano ao adquirir conhecimento se torna diferente do que já foi um dia, isso permite que enxergue as coisas, as pessoas como realmente são possivelmente sem floreios.

Aí vem uma coisa intrigante: o que você quer, é o que você merece? O que você aceita é o que você quer?

Há casos que por desconhecimento, medo ou impotência se acredita que aquilo que se recebe é o suficiente, mesmo sabendo que te causa dor, desconforto e até mesmo insegurança. Mas por que se agarrar a esses sentimentos se pode se libertar? 

Quando você compreende que é mais importante manter sua paz e sua sanidade do que querer impor sua presença a quem não faz questão, como permanecer em uma empresa que não reconhece seu esforço, dedicação começa a entender que ali não é seu lugar.

Priorize sua saúde mental, física e tudo aquilo que faça com que se não se reconheça mais é sinal que não faz sentido. Do que adianta suprir uma área de sua vida e perder todo o resto (saúde, família)?

Busque o que é melhor para ti, afinal ninguém calça os seus passos para saber onde o calo aperta. 

 

 

Publicado por Karol Costa
em 13/01/2025 às 11h04
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
01/01/2025 18h37
Reflexão 02/52 - como explicar

Existem coisas que nem mesmo a razão consegue explicar, mas aí vem a mente inquieta questionar incansavelmente e nenhuma resposta vem.

Será mesmo que é assim? Ou é a questão de não conseguir se ouvir como deveria? Pois bem, o seu subconsciente é capaz de te dar as respostas que precisa no momento exato, entretanto, nem sempre é aquilo que se quer ouvir. 

Tem um ditado que diz mais ou menos assim: nem tudo que se quer, pode. Nem tudo que pode, se deve. 

Em outras palavras, quando se abre espaço para saciar um desejo momentâneo de alguma forma acaba afastando aquilo que realmente merece e percebe que aquilo que permitiu chegar, na verdade veio apenas para tirar a sua paz e nada mais.

Muitas pessoas não conseguem enxergar ou entender a realidade de seu semelhante simplesmente por pré supor que ele ou ela deveriam seguir um roteiro pré determinado na vida. E pra dizer bem a verdade não há.uma receita mágica de como as coisas devem ser, o que se tem é uma ideia de modelo a ser seguido por uma sociedade e com o passar do tempo a inversão do certo e errado parece ser algo "obrigatório" a ser seguido.

A facilidade de comunicação por meios digitais fez com que as coisas se tornassem acessíveis e até mesmo imediatas, aí vem o contra ponto que nada mais é de dar tempo ao tempo para que as coisas se organizem, se encaminhem.

Aí surge também as pessoas que querem se aproveitar das outras com a falsa "promessa" de que tem sim de agir como os demais e deixar sua individualidade de lado e sucumbir ao sistema.

Cada ser humano é único com suas virtudes e seus defeitos e com o passar o tempo as pessoas se aproximar por terem o mesmo objetivo/propósito e podem se distanciar por se descobrirem que não compartilham isso também. 

Então como explicar que cada um faz aquilo que acredita mas tem que respeitar a escolha do outro e espero o tempo?

Hoje você pode pensar de uma forma, amanhã pode mudar de ideia e entender que a banalidade não te convém nem pode vai conviver com tal coisa. 

Mas tudo é uma questão de tempo e mudança de mentalidade.

Faça aquilo que acredita, mas não se corrompa no meio do caminho e nem menospreze ninguém.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado por Karol Costa
em 01/01/2025 às 18h37
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
01/01/2025 18h06
O importante é (reflexão 01/52)

O importante é viver a vida ao lado de quem se ama como se não houvesse o amanhã, como dizia Renato Russo "se pararmos para pensar a amanhã na verdade não há". Seguindo nessa linha de pensamento, um dia uma terapeuta me disse a seguinte frase: "ame até amanhã. Mas lembre-se que o amanhã nunca chega, pois quando chega ele se torna o seu hoje".

Muitas vezes as pessoas têm a impressão lúdica de que o importante é ter e acabam esquecendo de ser. Pode me perguntar: Como assim? Esquecem de ser, ser filho, ser amigo, ser humano no sentido de sentir de verdade cada emoção que carrega dentro de si. A modernidade trouxe o imediatismo e com ele se esquece de aprofundar os conhecimentos, as relações e se acaba julgando tudo muito rapidamente e isso acarreta o julgamento precoce tudo e de todos.

 

 

Para mim, o importante é fazer a diferença em todo o lugar em que eu possa estar, afinal não se leva nada nessa vida a não lembranças do que um dia se fez.

 

 

Com o tempo aprendi que nem todo dinheiro do mundo vale a saúde, a sanidade mental e nem a distância entre você e quem você ama, pois no fim das contas quem vai te estender a mão é sua família, seus pais ou esposo dependendo da sua configuração familiar, não espere que seus ditos amigos venham te socorrer quando você não tiver nada a oferecer.

 

 

Então, a partir de hoje não espere que o mundo mude, mude os seus olhos para ele e veja, importante está ao seu alcance basta apenas você olhar com o seu coração e lembrar que tudo nessa vida passa, afinal "até a uva, passa" e não deixar se abalar com as adversidades que a vida possa te impor.

 

 

Lembre-se: ninguém calcará  os seus sapatos e nem morrerá em seu lugar, então dê a devida importância a quem merece como a si mesmo..

 

 

Publicado por Karol Costa
em 01/01/2025 às 18h06
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
 
31/12/2024 07h57
Virada de ano

O ano 2024 vai se despedindo com um dia ensolarado e até dá a impressão que foi um ano normal como qualquer outro, mas na verdade não foi bem assim.



O ano de 2024 reafirmou quem realmente quis estar ao seu lado e quem não hesitou em largar a sua mão na primeira oportunidade, de qualquer forma foi necessário ressignificar algumas coisas, sendo que algumas te fizeram possivelmente deixar de ter razão para enfim ter a sua paz.



Com certeza viu, ouviu, viveu muita coisa, sendo estas bem diferentes de tudo que passou até então e o importante é reconhecer o seu valor e não permitir quem queira te usar como um objeto, coisa que nunca foi consequentemente muitas pessoas foram colocadas em seu lugar.



Diz aí:



Já fez as suas metas para o novo ano? Expandiu a sua consciência ou continua preso às ilusões que o mundo mostra a cada momento?



Você sabe o que quer de verdade?



E está disposto a "sair da caixa" para conseguir? 



No último dia de 2024 se dê a oportunidade de aproveitar da melhor maneira, sem julgamento, sem a opinião alheia, simplesmente com o seu olhar.



Quando o novo ano "bater a sua porta" respire fundo e esteja preparado para tudo, 2025 é o ano de colher os frutos de suas escolhas que sejam coisas boas, mas se por ventura não sejam repense suas ações.



Aproveite o novo ano da melhor forma e que seja o ano de conquistas em todas as áreas de sua vida.



Deus te proteja, te guie e te ampare.


Publicado por Karol Costa
em 31/12/2024 às 07h57
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Página 3 de 68
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 »