Ohana (família)
Quem são a sua família? Quem você considera família? E quando você começa a considerar alguém como parte de sua família?
Ao partir do significado da palavra Ohana, sua origem é havaiana que diz, família de sangue e os agregados. Mas a definição que acalenta o coração e alma fazendo com que ambos fiquem quentinho é do Stich: "Ohana significa família; e família nunca te abandona ou te esquece".
Com o passar o tempo se percebe a existência de várias famílias, no sentido de que quando se passa mais tempo no trabalho, na escola, praticando sua religiosidade (crença com um grupo de pessoas), você tem pode considera-los se assim desejar.
Todos possuem duas famílias: a família em que se nasce e família que você inicia sendo que ambas podem ser aglutinadas se assim quiser e considerar coerente. De qualquer forma é importante lembrar que cada família você ocupará um papel diferente, ou seja, na família em que se nasce você é coadjuvante enquanto na que você constrói se torna protagonista.
Numa palestra Pablo Marçal ressalta um ponto importante de que a partir do momento em que você constitui sua família, a pessoa que deve ser priorizada é quem está ao seu lado, ou seja, esposa/marido, depois vem os filhos, já que quem passará a vida inteira ao seu lado é justamente o seu companheiro e não os filhos. Tendo em vista, os filhos foram feitos para o mundo e para que um dia possam constituir a sua própria família.
É importante lembrar, nenhuma família é perfeita, pelo contrário, ela é perfeitamente imperfeita, mas isso não quer dizer que você precisa perpetuar as crenças, os hábitos de seus antepassados, você é capaz de escrever algo diferente, a partir do momento em que você toma as rédeas de sua vida se tornando a mudança que anseia.
Seja grato por tudo e por todos que estão contigo, afinal quem agradece é capaz de conquistar coisas incalculáveis, por isso honre os seus antepassados, mas não traga para o seu presente nem leve para o seu futuro coisas desnecessárias. Karol Costa