O que vale mais do que mil palavras? Com certeza, você poderia enumerar talvez centenas ou milhares de coisas que valem muito. Mas, então vem o contraponto, se você foi capaz de mensurar várias coisas, entre elas quais são as ações que você consegue realizar?
Não adianta saber o que vale mais do que mil palavras e não colocar em prática aquilo que se sabe, isso se torna uma “bela” utopia e uma contradição ingrata, isso mesmo ingrata pelo ponto de vista de que palavras sem ação se torna igual a nota de três reais, ou seja, não existe nem vale nada.
Como diz a música do Luan Santana: “um beijo vale mais do que mil palavras, um toque é bem mais que poesia, no seu olhar enxergo a sua alma”. O que você consegue compreender nesse trecho? Bom, em suma a ação transparece e torna palpável coisas que as palavras são incapazes de mensurar de fato. Por isso, quando se enfatiza a necessidade de atitude para materializar o que se diz é isso.
Pois quando se acredita apenas nas palavras, você está dando o seu aval para que as promessas se tornem vazias e não sejam materializadas, ao ponto de viver uma eterna ilusão fazendo com que as pessoas se tornem reféns de algo que pode nunca acontecer, gerando incerteza, frustação e insegurança.
É como ter fome e não ter o alimento, mesmo assim continuar a alimentar a sua mente com coisas saborosas por acreditar que seu estomago vai cair na ilusão criada por sua mente. Infelizmente, a mente humana ainda não desenvolveu a habilidade de materializar as coisas, pois se isso fosse possível pode ter certeza que ninguém mais passaria fome.
Brincadeira a parte, o tempo te mostra intempestivamente a verdade nua e crua, no sentido de vislumbrar a divergência entre as palavras e as atitudes praticadas. Algumas pessoas se especialização na arte de enganar e vender fórmulas mágicas de enriquecer, mudar de vida sem que haja um movimento de sua parte.
Isso é possível mesmo? Em verdade te digo que nada nesta vida cai do céu sem que haja uma dedicação a ser empregada, inevitavelmente você dedica tempo, “abre mão” de estar com seus entes queridos, se especializa em adquirir conhecimento.
Dito isso, cuidado com as fórmulas mágicas que vão surgir a sua frente. É como dizer que sempre haverá alguém que vai “comprar a ideia” do outro, mesmo que esteja com “um pé atrás” por querer tirar a prova se vai ter retorno garantido daquilo que está sendo vendido.
Lembre-se que o mundo vai te mostrar possibilidades infinitas de coisas boas e outras nem tanto assim, analise tudo com a racionalidade para não se arrepender depois.