Jornada Dia 104
É possível que tenha chegado o momento de se tornar “bom” em dizer Adeus, isso mesmo despedir-se de tudo aquilo que por vezes te levou para trás.
Deixar para trás pelas pessoas, situações, memórias tristes no lugar que devem ficar, ou seja, no passado e não carrega-las mais para o seu presente, muito menos para o seu futuro.
Nem sempre é fácil e confortável deixar de lado o sentimento que se carrega no peito, que surgiu por meio do apego, mas com certeza se desejar lutar contra ele vencerá.
Vencer é entender que fez sentido naquele momento, todavia hoje não faz mais e está tudo bem.
É fácil dizer que alguém é depressivo, mas será mesmo que a pessoa é, ou na verdade a pessoa tem um grau de ansiedade tão alto que acaba apresentando características de depressão e possa ser diagnosticada erroneamente.
Saberia dizer o que é ansiedade?
Vai aqui uma definição genérica, ansiedade é o grau elevado de querer que o futuro aconteça no seu hoje e por vezes não conseguir lidar com as incertezas que a vida vai te apresentando.
É possível que uma crise de ansiedade seja desencadeada por alto estresse, insegurança instaurada por fatores externos, conflitos internos.
Como evitar uma crise de ansiedade? Procure ter atitudes positivas, faça exercício de respiração, ouça músicas que façam com que encontre o seu eixo novamente, converse, distraia a sua mente.
É importante compreender que o comportamento do outro não pode tirar o seu chão, isso só acontece quando você dá poder ao outro.
Evite pessoas complicadas nos momentos em que estiver “instável”, pois isso te deixará mais em desequilíbrio.
Ajudar é bom e é sinal de caridade, mas a caridade começa consigo mesmo. Numa frase marcante: Amai o próximo como a ti mesmo. Se você não se coloca em primeiro lugar e zela pelo seu bem estar, físico, mental como é que quer ajudar o outro.
Pode até levantar o coleguinha, mas qual será o preço?
Ajude-se e não se perca de vista por nada e nem por ninguém. (Karol Costa)
Jornada Dia 103
Uma frase para se pensar é a do Cortella: “Quando você diz que não tem tempo para algo, é porque aquilo não é prioridade” e isso é um fato inegável, pois quando se quer arruma tempo e não desculpas.
Não deixa para depois aquilo que pode ser feito naquele exato momento. O problema é que há pessoas que tem o hábito de nunca dizer Não, isso mesmo, já que preferem sempre dizer o famoso: “daqui a pouco”, “já faço”, “já resolvo” e nunca sai das promessas.
Isso é protelar e ludibriar quem faria de tudo por você, é menosprezar a coisa mais importante que poderia receber, a atenção, o carinho e a consideração.
Com o tempo vai percebendo que consideração é algo que se tem ou não, não é algo morno, ou seja, existe ou não, para alguns pode ser considerado o famoso 8 ou 80.
Feliz ou infelizmente há coisas que devem ser assim, certeiras, em outra palavras elas existem ou não, não há meio termo.
Ao considerar que o talvez exista é colocar em dúvida qualquer coisa que possa ter pensado e de certa forma considerar que de fato não existe.
Exemplo: Tornar um sonho em realidade primeiramente você deve tê-lo, depois dedicar-se ao ponto que ele saia do “mundo imaginário” e se torne um fato.
Isso vale para os sentimentos, eles existem ou não, em hipótese alguma há dúvidas. O que existe na verdade é a racionalidade querendo se sobrepor ao sentimento, ou seja, ao ponderar se vale a pena ou não embarcar nessa jornada afetiva.
Há situações que em hipótese alguma devem ser iniciadas, alguns podem dizer: Como assim? Por que não tentar? Na verdade o fato de parar antes mesmo de dar o primeiro passo pode te proteger de uma dura realidade futura. É a famosa expressão: “dar murro em ponta de faca”. Ao primeiro sinal de desinteresse, troca.
Quando não há demonstração de carinho, respeito, consideração então é o movimento de sair de cena. Vai perceber com o tempo que quem tem opção, sempre vai querer deixar alguém como “step”, isso mesmo o famoso plano B ou até mesmo considerar “cozinhar em banho Maria”.
E pra que isso? Simplesmente pelo fato de saber que se não der certo com essa pessoa, a outra estará a sua espera.
Não use as pessoas e jogue com os sentimentos delas, pois se fizessem o mesmo contigo não iria gostar. (Karol Costa)
Jornada Dia 102
Vai na fé e continue indo atrás do que quer, pois o seu Deus é fiel e não abandona vossos filhos.
As promessas de Deus chegam a ti no momento certo, nem antes e nem depois.
Isso não quer dizer que no meio do caminho não encontrará provações e muito menos que as coisas serão perfeitas.
Pode ser que questione isso ou aquilo, quem nunca fez isso não é mesmo?
Questionar é o hábito de querer entender coisas que ainda não podem ser decifradas.
E o que fazer?
Sentar e esperar, nem sempre é fácil, muito menos confortável ainda mais quando seu corpo e sua mente grita por uma resposta.
E quando então a insegurança bate e você fica sem saber o que fazer.
Não desanime, apenas continue seguindo em frente.
Lembre-se que obstáculos só existem para serem superados e não para te parar.
A força que carrega em seu íntimo é o que alimenta sua alma e sustenta seu ser, mesmo que por vezes não queira acreditar.
Mesmo que o incerto bata fortemente e pareça que está perdido, na verdade não está, está apenas “recalculando a rota”, isso mesmo, buscando uma solução para aquilo que tira a sua paz.
O mais engraçado é que além desse “pequeno conflito interno”, ainda há pessoas que vem para “jogar pedra”, no sentido de invejar o que você tem.
Creia que tudo dará certo, porque dará basta confiar e seguir em frente.
Sempre tenha em mente que sois feito a semelhança de Deus então pode realizar coisas maravilhosas.
Seja você sempre e mantenha o seu bom coração.
Você não falha em ser assim, perde quem não sabe valorizar e cativar. (Karol Costa)
Jornada Dia 101
Mesmo que te falte o chão, ainda assim poderá voar.
Mesmo que acredite que esteja só, na verdade nunca está nem estará.
Mesmo que tentem tirar a sua paz, você é responsável por tudo em sua vida.
Isso mesmo, só te afetam quando você concede ao outro o direito de “entrar em sua vida”.
Quantas pessoas desejam ser amadas, vistas? Mas será mesmo que estão dispostas a fazer o mesmo?
A vida é uma via de mão de dupla, tudo que vai, volta. Isso também pode ser chamado de Lei do Retorno.
Um dia não muito distante, vão se pegar pensando como puderam te perder.
Aquela pessoa que é “pau para toda obra”.
Aquela pessoa protetora que dá colo e puxa orelha.
Aquela pessoa que faz o seu possível e impossível para ajudar.
Mas que também chora, se sente fraca, também precisa de colo por vezes, também quer ser vista e amada.
Pode ser que demore, mas que seja o tempo necessário para valer a pena.
Ou ainda possam cair lágrimas, mas que sejam por um bom motivo.
É possível que a benção que tanto deseja venha quando menos esperar.
Embora haja razões para desistir, mas que também haja para continuar.
É fato que a verdade nem sempre é “doce”, pode parecer um fel na verdade, entretanto, é melhor do que a mentira mais doce.
A mentira uma hora é descoberta e acaba desmoronando todo o “lindo castelo” que construiu, já que foi feito de cartas e num solo não confiável e no primeiro vento forte leva tudo ao chão.
Então hoje mais uma vez seja você e não quem os outros gostariam que você fosse.
Não tenha vergonha de onde mora ou do que faz, isso é apenas passageiro, pois se lutar com perseverança e fazer valer a pena a sua realidade vai mudar.
Tudo depende de você e de começar no seu hoje. (Karol Costa)
Jornada Dia 100
Onde o amor fica? Nas palavras da Monja Coen, o amor fica em cada instante, fica em cada encontro, em cada respeito, em cada ternura, o amor não se separa, ele pode ser muito rápido.
É ter a capacidade de acessar o amor incondicional, ou seja, é amar o outro independentemente do que a própria pessoa deseja.
É saber que a felicidade pode estar em compartilhar momentos juntos ou simplesmente deixar o outro seguir em frente e ainda assim desejar que seja feliz.
Uma coisa que deve ser lembrada a todo momento, embora a vida possa impor certas dores, sofrimento e acredite que após o desenlace não haverá mais isso, ainda sim vale a pena viver.
Viver é almejar o melhor e mesmo que venha o pior, ainda sim saber que algo de bom e de melhor possa retirar daquela situação, embora isso vá requerer de você uma maturidade nunca vista antes.
As pessoas notam quando você muda de atitude, mas não notam as atitudes que tiveram e que fizeram você mudar.
Na frase de Jardel de Oliveira: “Só conhecemos verdadeiramente as pessoas ao nosso redor, não com uma conversa franca, nem tão pouco, com convívio diário, mas, quando vemos as mesmas diante de situações de extrema pressão, suas atitudes descrevem seu verdadeiro caráter”.
Além dessas situações citadas, dê poder a pessoa e veja se ela mantem os princípios e a simplicidade ou será corrompida.
Ao fazer um paralelo, com certeza já deve ter escutado a seguinte frase: Quando o álcool entra a verdade sai.
Não só a verdade sai como também você perde o medo, exatamente isso, medo do julgamento e até mesmo do pudor.
Quantos casos já deve ter visto ou ouvido falar que fulano bêbado é outra pessoa, não é mesmo? O álcool coloca pra fora tudo aquilo que ao estar sóbrio não faria.
Dê valor enquanto há tempo, não permita que o orgulho, o ego tampem sua visão para o que realmente importa e vale a pena.
Seja feliz independentemente do tempo e do lugar, é um estado espírito.
Não dê poder ao outro para lhe ferir, você tem uma força que não faz ideia. (Karol Costa)